quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A questão do não ser.

O que vemos atualmente no mundo não nos permite mais viver em ilhas, em comunidades isoladas do (des)conhecimento global. A troca de informações, a construção de novos e antigos pensamentos são deveres de todos os cidadãos. Todo cidadão agora é cosmopolita.
Quanto mais nos aproximamos do futuro, mais nossas raízes são enterradas no berço da civilização ocidental. Mais bebemos da fonte da Filosofia.
Houve tempos em que ser general era a glória. Já vimos épocas em que ser político era o destino da humanidade, assim como cientista ou até mesmo padre. Hoje estamos na Era do Pensar. Não basta mais ser político nem outras denominações. Hoje refletimos a realidade com maior distância das ideologias dominantes. Não somos mais capitalistas ou socialistas, nem somos católicos ou espíritas. Somos socialistas que desejam liberdade econômica e política. Somos católicos que acreditam em reencarnação.
No fim das contas, não somos nem um nem outros. Apenas somos.

Um abraço a todos

Rafael Haddad

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Filosofar


"Que ninguém, porque é jovem, demore para filosofar; pois ninguém se decide cedo demais a assegurar a saúde da alma. E quem disser que a hora já passou, assemelha-se àquele que, falando de felicidade, diz que essa hora ainda não chegou ou que já passou. Assim sendo, devemos filosofar quando somos jovens e quando somos velhos; no primeiro caso, para que, ao envelhecer, permaneçamos jovens [...] devido ao reconhecimento que sentimos pelo que passou; no segundo caso, para sermos, ao mesmo tempo, jovens e velhos por nos termos livrado do temor do que está por vir. Portanto, devemos ocupar-nos com o que produz a felicidade, pois, se ela estiver presente, temos tudo, ao passo que, se estiver ausente, fazemos tudo para tê-la. E a filosofia a que eu continuamente te exortava, pratica-a, exercita-te, nela compreendendo claramente que estão aí os elementos do bem viver."

Epicuro, Carta a Meneceu.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin