segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O que é educação?

A educação pressupõe uma visão do homem como um ser incompleto, que pode ser aprimorado, educado, ao contrário dos animais, que não precisam ser educados, pois orientam-se pelos instintos.Só os educamos, ou domesticamos, para acomodá-los às nossas necessidades humanas.

O caso dos homens é diferente, sem dúvida, mas , para que o ser humano é educado? Para o exercício da liberdade e da responsabilidade ou só para se inserir na ordem estabelecida? A educação ocorre para cada ser humano saber pensar por si próprio ou para aceitar as regras que os outros pensaram para ele?

Na filosofia é que o homem vai encontrar a verdadeira educação.O sentido da sua existência vai refletir sobre os seus problemas, os problemas do mundo e vai ao encontro do outro, sentindo a mesma não tem sentido, sem o “outro”, tudo que somos e o que fizemos reflete sobre o outro, ao mesmo tempo sobre nós mesmos.

Portanto, para educar precisamos primeiro ser educados, ser verdadeiros, conhece a nós mesmo, para chegar à educação reflexiva, questionadora para levar o homem a fazer as suas escolhas com responsabilidade e assumir os seus atos frente ao mundo.


Abraços,

Marise von Frühauf Hublard


Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin