quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Valor da Filosofia

“O valor da filosofia, em grande parte, deve ser buscado na sua mesma incerteza. Quem não tem umas tintas de filosofia é homem que caminha pela vida fora sempre agrilhoado a preconceitos que cresceram no seu espírito sem a cooperação ou o consentimento de uma razão ponderada. O mundo tende, para tal homem, a tornar-se finito, definido, óbvio; Quando começamos a filosofar, pelo contrário, imediatamente caímos na conta de que até os objectos mais familiares conduzem o espírito a certas perguntas a que incompletissimamente se dá resposta . A filosofia sugere numerosas possibilidades que nos conferem amplidão aos pensamentos, descativando-nos da tirania do hábito. Varre o dogmatismo, um tudo nada arrogante e vivifica o sentimento de admiração. ”


Bertrand Russell


Fonte: http://www.espanto.info


Um comentário:

Luís disse...

Marise, gostaria de ter sua opinião sobre a importância da Filosofia na vida humana, na sociedade civil e na educação oficial...

Condensando a sua resposta a "Para que serve a Filosofia?", do ponto de vista do humano (ou dos vários pontos de vista que o humano pode constituir e instaurar), você poderia deixar seu contributo em http://discutirfilosofiaonline1.blogspot.com/.
Obrigado

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin