domingo, 25 de janeiro de 2009

Viver é Viver Aqui e Agora !!!




Mas agora convém deixar um pouco mais avançada a definição da "nossa vida". Ela é um encontrar‑se ocupando‑se nisto ou naquilo, um fazer. Mas todo o fazer é ocupar‑se de alguma coisa para alguma coisa. A ocupação que somos agora radica‑se em e surge por um propósito em virtude de um para, do que vulgarmente se chama uma finalidade. Esse para em vista do qual faço agora isto e neste fazer vivo e sou, o decidi eu: isto é, a minha vida antes de simplesmente fazer é decidir um fazer ‑é decidir a minha vida.

A nossa vida não nos é dada feita como a trajetória da bala. Mas consiste em decidir‑se porque viver é encontrar‑se num mundo não hermético, mas que oferece sempre possibilidades. O mundo vital compõe‑se em cada instante para mim de um poder fazer isto ou aquilo, não de um ter que fazer por força isto e apenas isto.

Por outro lado, essas possibilidades não são ilimitadas nesse caso não seriam possibilidades concretas e, num mundo em que tudo é igualmente possível, não é possível decidir‑se por nada. Para que haja decisão tem que haver ao mesmo tempo limitação e largueza, determinação relativa. Exprimo isto com a palavra "circunstâncias".

A vida encontra‑se sempre em certas circunstâncias, numa disposição em torno – circum - das coisas e demais pessoas. Não se vive num mundo vago, já que o mundo vital é constitutivamente circunstância, é este mundo, aqui, agora. E circunstância é alguma coisa determinada, fechada, mas ao mesmo tempo aberta e com largueza interior: a circunstância é um curso que a vida se vai fazendo dentro de um leito inexorável. Viver é viver aqui, agora o aqui e o agora são rígidos, impermutáveis, mas amplos. Toda a vida se decide a si mesma constantemente entre vários possíveis. A vida é, ao mesmo tempo, fatalidade e liberdade, é ser livre dentro de uma fatalidade dada. Esta fatalidade oferece‑nos um repertório de possibilidades determinado, inexorável, isto é, oferece‑nos diferentes destinos.”


Ortega y Gasset



Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin