terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pensar e Viver


Aprender a pensar bem é preciso. Aprender a ser um pensador responsável, cuja característica essencial é a capacidade de formular bons juízos, é imprescindível para se poder orientar a vida de uma forma mais criteriosa. Mas isso é possível? Como fazer para aprender e ensinar a pensar bem? Essa deveria ser uma das principais preocupações de todo educador e, enquanto professora de Filosofia, sempre foi o meu maior desafio. O caminho mais promissor que encontrei para enfrentar tal problema é o desenvolvimento do projeto educacional que podemos entrever no Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Por quê? Bem, porque esse é um programa que tem como um dos objetivos norteadores justamente o exercício do pensar, visando sua competência e autonomia, ou seja, a sua excelência.
O conjunto da teoria de Lipman a respeito da educação repousa sobre os seguintes pressupostos:

1) os objetivos da escola devem estar voltados para o desenvolvimento do pensamento;
2) o pensar é passível de ser desenvolvido em direção a sua excelência, quando submetido à investigação filosófica e exercitado na prática dessa investigação em comunidade;
pensar bem é não só uma característica da prática filosófica como também um resultado dela. A partir desses pressupostos, Lipman elaborou uma proposta educacional que permite envolver alunos e professores em diálogos investigativos de caráter filosófico.

Leia mais...

http://educarcultivarlibertar.blogspot.com/2006/10/pensar-e-viver.html


Fonte: http://educarcultivarlibertar.blogspot.com/2006/10/pensar-e-viver.html
Blog: Educar Cultivar Libertar - Ruben D.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin