sexta-feira, 6 de março de 2009

EaD do SER - Formação Continuada 2009

Pode-se aprender a filosofar em um curso de EaD?

Prof. Dr. Silvio Wonsovicz
silvio@portalser.net

Quando falamos de Educação, não importando se ela é presencial ou não, temos uma série de concepções em jogo. Quando do trabalho de reflexão filosófica em sala de aula com crianças e jovens, um dos pontos principais levantados nas discussões filosóficas é o do esclarecimento de significados, dos termos em discussão. Ao discutirmos sobre a possibilidade de se aprender a filosofar em um curso de Educação a Distância é necessário então precisar de que tipo de Educação e Ensino da Filosofia estamos falando.

Tendo presente as diversas concepções de Educação (ver correntes pedagógicas e filósofos da educação), vemos que há semelhanças. Podemos entender a Educação como o conjunto de processos de desenvolvimento das capacidades humanas com a finalidade de melhorar a integração individual e social. Na EaD isso acontece virtualmente por meio dos fóruns, debates, chats, relacionamento “estudante X tutor” e “estudante X estudante”. Contatos virtuais que extrapolam os propósitos iniciais tornando-se, muitas vezes, mais intensos do que relacionamentos presenciais. A aprendizagem filosófica, por sua vez, não se resume ao ensinar e aprender pois implica pensar com clareza e autonomia e fundamentar a cadeia de pensamentos.

Entendendo a aprendizagem filosófica e a Educação como busca constante e amorosa da verdade, levanto a questão: Dá para aprender a filosofar numa Comunidade de Aprendizagem Investigativa Virtual (CAI_Virtual)?

A EaD precisa ser vista sob ótica comparativa com as formas e metodologias tradicionais (o ensino presencial), situada nesse novo espaço hoje compreendido e convencionado como sociedade do conhecimento. Em outros termos a educação a distância requer pela sua própria característica inovadora uma mudança de paradigmas no que é educar e filosofar dado o surgimento de uma nova cultura diante dessa modalidade de ensino.

Tecnologias e programas de educação a distância criam um espaço virtual que substitui as aulas presenciais. Criam um ambiente amistoso e altamente interativo e investigativo em que o estudante além de não sentir falta da presença física, identifica-se com o novo espaço. Sente-se estimulado pelo acompanhamento individualizado e personalizado do tutor e da equipe pedagógica que lhe dão suporte para estudar e ter êxito em sua ação de aprender a distância.

O filosofar como um ato de reflexão individual ganha força, pois saem de campo: a sala de aula lotada, o desconforto do espaço, o pó de giz e as aulas expositivas, conversas paralelas, desatenção e desinteresse, professores cansados e desmotivados... e, entra em campo: a organização do tempo, a autonomia do estudante, leituras de aprofundamento, o filosofar autodidata, discussões filosóficas (fóruns, chats, conferências em tempo real, e-mails, MSN...). Aspectos que possibilitam maior flexibilidade de horários de estudo e exigem sério engajamento pessoal do estudante de filosofia, do estudante no Programa Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens.

O filosofar e o aprender a filosofar, seja presencial ou não, é essencial na formação do ser humano crítico. Portanto no contexto da Educação a Distância em filosofia e do Programa filosófico-pedagógico Educar para o Pensar. Vale ressaltar que nessa modalidade temos o baixo custo e o incentivo ao estudo autônomo que inevitavelmente encaminha o estudante a uma atmosfera escolar e acadêmica em busca de novos saberes e habilidades. Despertando e treinando para o hábito salutar da leitura, pois uma nação se faz com leitores e leitores mais críticos.

Fazer filosofia, conhecer e aprofundar-se no Programa filosófico-pedagógico do S.E.R., dentro da modalidade de ensino a distância, tem como processo de formação a atitude elementar e, por certo consciente e intencional, do aprender a filosofar: a busca de resoluções de problemas da vida real, permitindo assim um aprendizado respaldado por processos reflexivos. Afinal, utilizar-se da modalidade a distância para entender e saber aplicar o Programa filosófico-pedagógico, requer habilidades e competências bem como sua aplicação nos momentos oportunos, valorizando a utilização dos recursos do conhecimento e da criatividade de cada um.

Ao tomarmos o sonho do aprender a filosofar como imanente à condição humana, podemos afirmar que educadores são por essência filósofos e vice-versa (não dá para pensar um filósofo sem conhecimentos pedagógicos, muito menos um pedagogo sem conhecimentos filosóficos).

Almejamos conseguir que nossos cursos de Educação a Distância venham a ser semi-presenciais. O desejo da equipe pedagógica dos cursos de EaD do S.E.R. é de que, após cada curso de formação, haja o encontro presencial de todos os participantes. Tornando assim a construção da Comunidade de Aprendizagem Investigativa Virtual (CAI_Virtual) uma realização efetiva da grande Comunidade de Aprendizagem Investigativa dos professores que partilham conosco o projeto de uma educação reflexiva. Construindo uma “teia de conhecimento” com as mais diferentes práxis educacionais e sociais. Conseguindo que cada participante sinta-se parte ativa de toda estrutura, colaborando com sua produção e sua presença no grupo.

Portanto, a resposta à nossa pergunta inicial é SIM! Dá para aprender a filosofar através dos cursos de EaD do S.E.R.. Confira!


Cursos oferecidos no 1º semestre/2009:

    Curso 1 Fundamentação no Programa Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens.

    Curso 2 Crianças brincam, falam, perguntam e pensam: o começo do filosofar na Ed. Infantil e 1º ano.

    Curso 3 Investigação fundamental para o entendimento do mundo: crianças aprendem a filosofar em comunidade do 2º ao 5º ano.

    Curso 4 Adolescentes e filósofos tem algo em comum: questionam sobre o conhecimento, a lógica, a ética e a política e estética... do 6º ao 9º ano.


- Data do Início: 16 de março
- Finalizando: 16 de maio
Certificado de 40 horas


Fonte: http://www.centro-filos.org.br/odiad/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin