sábado, 21 de março de 2009

Para o mesmo filme, visões diferentes

Utilizar filmes na sala de aula não é novidade. Televisões e videocassetes são aparelhos básicos em muitas instituições de ensino - claro, há centenas de escola que não os possuem, mas se o professor realmente quiser passar um filme em classe, tem sempre alguém que tem esses aparelhos em casa e poderia emprestar, não é mesmo?

Gostaria de indicar um livro que contém desde as formas de utilização de filmes até opções mesmo divididas em temas (o livro é voltado à gestão de pessoas, não estranhe, mas inclui técnicas e sugestões para trabalhar tanto com professores e gestores como crianças a partir dos sete anos), é o Luz, câmera, gestão - A arte do cinema na arte de gerir pessoas de Myrna Silveira Brandão, editora Qualitymark.

Algumas dicas retiradas do próprio livro:

"- O filme deve ser cuidadosamente escolhido de acordo com o tema-objeto do treinamento. É importante levar em consideração o perfil profissional do grupo, a sua faixa etária, o tempo de duração do filme e outros aspectos relacionados à situação específica do programa a ser administrado;

- o facilitador deve assistir ao filme previamente e anotar os pontos e as cenas que ele, como especialista da área e também como espectador, destacaria para trabalhar os assuntos. Esses pontos podem servir como orientação para os temas a serem trabalhados e debatidos;

- ao escolher o filme, é importante ler textos relativos a ele, no sentido de obter elementos adicionais sobre o tema central a ser debatido. Mesmo que um filme possa ser analisado sob vários assuntos, normalmente ele tem um enfoque maior em determinado tema. Por exemplo, o filme Fale com Ela, de Pedro Almodóvar, embora tenha questões ligadas à superação de obstáculos, comunicação e sentido de vida, o ponto alto a ser trabalhado são as visões, reações e os comportamentos diferenciados em situações semelhantes;

- após a exibição, é recomendável que haja uma breve exposição de um debatedor ligado ao tema. Por exemplo, se o treinamento se referir ao tema "liderança", um profissional especialista no assunto certamente pode ajudar muito na transposição de aspectos do filme para a área, na condução do debate e no esclarecimento de dúvidas;

- os pontos debatidos devem ser anotados e posteriormente distribuídos para todos. A anotação também será um material importante para o facilitador nas sessões subseqüentes do filme."

Luz, câmera, gestão - A arte do cinema na arte de gerir pessoas, página 20.

Temas e filmes (importante fazer duas observações, uma é que cada filme pode abranger mais de um tema e que no livro existem várias outras opções)

Aprendizagem - Mestre dos Mares- O lado mais distante do Mundo
Competição - Madagascar
Conflito (choque de gerações) - Os Incríveis
Conflito (de pessoas e grupos) - A Fantástica Fábrica de Chocolates
Criatividade - A Marcha dos Pinguins
Desafio - O Homem Urso
Diferenças individuais - Doutores da Alegria
Perda - Lendas da Vida
Preconceito - Eu, Robô
Valores - Meninas

por
Priscila Conte.

Fonte:
Profissão Mestre - Jornal Virtual 109 - 20/03/2009

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin