terça-feira, 14 de abril de 2009

Perguntas que Auxiliam a Discussão em Sala de Aula

1- Perguntas que pedem esclarecimento, explicação, definição:

– O que você quer dizer exatamente quando diz isso?

– Você pode explicar de outra forma o que acabou de dizer?


2 - Perguntas que pedem opiniões diferentes, alternativas, contra–exemplos:

– Há outras maneiras de ver este assunto?

– Vocês não estão dizendo a mesma coisa de forma diferente?


3 - Perguntas que contestam a opinião ou sua coerência:

– Seu pensamento continuaria coerente em quaisquer circunstâncias?

– Vocês estão dizendo a mesma coisa ou estão se contradizendo?


4 - Perguntas que pedem razões ou pressupostos de uma opinião:

– O que você está pressupondo quando faz esta afirmação?

– Que razões fazem você pensar isto?


5 - Perguntas referentes a conseqüências, inferências:

– O que eu posso concluir do que você disse?


6 - Perguntas que estabelecem relações:

– Há relação entre o que vocês disseram?

– Você é capaz de estabelecer as diferenças e as semelhanças entre o que disseram?


7 - Perguntas sobre perguntas:

– Esta é uma pergunta relevante?


OLIVEIRA. Paula Ramos de. Filosofia para a Formação da Criança. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2004, p. 56 e 57. Extraído da Apostila do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC).

São Paulo, fevereiro de 2009.

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)


Fonte: http://www.ceismael.com.br/oratoria/oratoria058.htm

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin