sábado, 12 de dezembro de 2009

50 ideias para 2010

Organizar bem seu tempo, planejar de acordo com as necessidades de cada aluno, promover um ambiente de cooperação... Confira essas e outras questões essenciais para o sucesso de seu trabalho na opinião de um grupo de 11 especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA.

 Beatriz Santomauro (bsantomauro@abril.com.br)


Para ser um professor eficiente, não basta ter boa vontade. É preciso estudar muito e sempre, dedicar-se, planejar e pensar em diferentes estratégias e materiais para utilizar nas aulas. Para levar todos - sim, todos! - a aprender, é essencial ainda considerar as necessidades de cada um e avaliar constantemente os resultados alcançados. Apesar de complexo, esse não é um trabalho solitário: com os colegas da equipe docente, você deve formar um verdadeiro time, apoiado pelo diretor e pelo coordenador pedagógico da escola. Seu desempenho, no entanto, só será realmente bom se você conhecer o que pensam os alunos e considerar que as famílias são parceiras no processo de ensino.
Com o objetivo de ajudar na reflexão sobre todas essas questões que fazem parte do trabalho e pensar em como aprimorá-lo, NOVA ESCOLA listou 50 ações pedagógicas, divididas em oito categorias. Elas foram elaboradas por Alda Luiza Carlini, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Christina D’Albertas, da Escola Vera Cruz, em São Paulo, Cleusa Capelossi, da Escola da Vila, também da capital paulista, e outros oito especialistas, que são citados nas próximas páginas desta reportagem.
Confira nas próximas páginas as ações propostas por eles. A sugestão é que você perceba o que já incorporou à sua prática e o que precisa incluir no seu dia a dia para fazer de 2010 um grande ano.


Continue lendo:
Fonte: Revista Nova Escola Edição 228 | Dezembro 2009.

3 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

A sugestão é ótima, resta ver se conseguimos por em prática!
beijo, lindo domingo

Anita "Menina Flor" disse...

Todo ano planejo algo e tento cumprir, mas nunca consigo, falta-me força e vontade.

Bjs, ótima semana.

Valdeir Almeida disse...

Marise,

Obrigado pela sugestão.

Planejamento é o fio condutor de tudo em nossa vida, em se tratando do nosso exercício em sala de aula esse "recurso" é ainda mais necessário.

Abraços e uma ótima semana pra você.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin